Saiba como funciona e o que oferece o seguro imobiliário

Confira a função desse serviço e descubra em quais condições vale à pena contratar

De fato, sempre que saímos de casa, seja para passar uma noite fora ou viajar, ficamos receosos quanto à segurança das nossas propriedades. Mesmo com todos os cuidados, não é possível evitar 100% dos imprevistos desagradáveis como incêndios, roubos e muitos outros.
Por ser um bem tão precioso, qualquer imóvel merece resguardado, por isso, contratar um seguro residencial é uma ótima alternativa. Saiba mais sobre ele a seguir:

Veja também:

Financiamento de Moto no Banco do Brasil

BNDES linha de crédito com juros baixos

Como simular financiamento de veículo

Como funciona o seguro residencial

Basicamente, o seguro residencial opera da mesma forma que os seguros de carros. Ou seja, o contratante acorda junto com a seguradora uma taxa para que ela proteja o seu patrimônio de diversos imprevistos. Em caso de sinistro, o bem pode ser reparado ou, até mesmo, totalmente substituído.

Todas as normas do seguro, bem como os tipos de proteções previstas, estão presentes na apólice, um documento que oficializa a negociação entre o cliente e a empresa seguradora e apresenta todas as condições de cobertura, prazo de validade, riscos e o valor do prêmio (que será pago à seguradora) e indenizações.

Quanto custa um seguro residencial?

Sobretudo, o valor do seguro varia de acordo com diversos fatores como o preço do metro quadrado do empreendimento, os bens presentes dentro dela, a forma de utilização (sala comercial, residência, apartamento) localização, condições climáticas, índices de violência e muitos outros. Por isso, não é possível estabelecer um valor médio para o seguro residencial.

Quais tipos de coberturas são oferecidas?

A maior parte dos seguros, principalmente os mais em conta, proporcionam cobertura apenas para casos de incêndios, explosões ou quedas de raios. Entretanto, o morador pode adquirir proteções adicionais para também ser indenizado em situações de roubos, vendavais ou imprevistos domésticos.

Além disso, existem alguns serviços, menos comuns, que estendem a cobertura para responsabilidade civil domiciliar e incluem danos provocados por terceiros aos moradores, por exemplo: quando um cachorro morde um entregador, o profissional aciona um processo e o segurado deve pagar uma indenização, esse tipo de serviço pode ser acionado

O que é preciso considerar ao escolher um seguro residencial?

Primeiramente, é preciso levar em conta o grau de segurança da sua residência, por exemplo, um apartamento ou casa em condomínio costuma ser mais seguro do que as propriedades localizadas em bairros comuns, que não contam com monitoramento 24 horas.
Além disso é de suma importância levar em conta o que o seguro poderá cobrir em casos de sinistro. Isso porque, alguns serviços cobrem todos os bens presentes na casa, enquanto outros arcam somente com os gastos de conserto e construção.

Em quais condições vale à pena contratar um seguro residencial?

Embora o seguro residencial ofereça mais tranquilidade aos moradores, é preciso destacar que, algumas situações fazem com que a adoção desse serviço seja mais recomendada. Por isso, o ideal é analisar todos os cenários antes de procurar uma seguradora. Assim, é possível evitar o desperdício de dinheiro. Além disso, é fundamental fazer uma ampla pesquisa e refletir sobre o custo-benefício desse tipo de contratação. Afinal, o seguro residencial somente será vantajoso caso a cobertura ofereça proteção aos pontos sensíveis da sua residência em relação à segurança.


Por exemplo, os moradores de uma casa sabem que correm mais risco de serem assaltados, principalmente se o imóvel estiver localizado em uma região com grande incidência de criminalidade. O risco é ainda maior para quem mora sozinho ou deixa a sua casa ou apartamento vazio por longos períodos.

Além disso, se você nota constantemente a incidência de tempestades e raios no bairro onde mora, contratar o seguro também pode ser uma decisão interessante

Enfim, gostou de descobrir como funciona e o que oferece um seguro imobiliário? Se esse artigo foi interessante para você, aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais. Com certeza, elas podem ajudar muitas pessoas que desejam garantir mais proteção aos seus imóveis.



CredProduzir
Logo